18 outubro, 2006

Bonecas são tristes.

Ao entrar no quarto a menina percebe que uma de suas bonecas tem lágrimas nos olhos. No mesmo instante ela se aproxima e pergunta:

- Por que choras bonequinha?

[silêncio]

A garotinha insiste:

-Você é uma das mais belas bonecas que tenho. Adoro seu cabelo cheio de cachinhos que se prendem por esse laço de fita alaranjado. Seu vestido tem flores do campo na sua estampa e rendinhas por baixo. Seus sapatinhos dão um ar de formosura por serem tão pequenos. Você tem um lindo sorriso estampado, bochechas rosadas e seu olhar brilhante! Sem contar o seu perfume, tem um aroma tão agradável e marcante que chega a se espalhar pelo meu quarto. Por que mesmo assim estás tão triste?

[silêncio]

- Sabe boneca, eu compreendo a sua dor. Ninguém te deixou escolher qual vestido usar, qual sapato calçar. Nem ao menos te deixaram decidir qual laço de fita iria adornar seus belos cachos. Tampouco lhe permitiram sentir dor ou frio, ou ainda demonstrar o que realmente sentia. Seu perfume pouco a pouco se perde no ar sendo substituído por mofo e poeira. E por mais belo que seja seu sorriso e brilhante o seu olhar, você é apenas mais uma das muitas bonecas que coleciono nessas minhas prateleiras tristes e que um dia serão esquecidas assim que eu perceba que finalmente cresci.

A boneca continuou ali, estática e com os olhos cheios de lágrimas. A menininha compreendeu que não poderia fazer nada que pudesse confortá-la. Então a deixou em cima da sua cama, perdida entre ursos de pelúcia e travesseiros.

Bonecas são tristes.
Sim, sei que são.

Nenhum comentário: